0
A antecipacao e o primeiro movimento ofensivo - Parte I, II
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

A ANTECIPAÇÃO E O PRIMEIRO MOVIMENTO OFENSIVO - PARTE I

Algumas vezes em minha trajetória como atleta tive de atuar como último homem ou beque, termo mais atual. Sempre pensava na melhor maneira de marcar e antecipar ao pivot e ao recuperar a bola, faze-lo sentir-se temeroso com minha ousadia ofensiva ao roubar a bola e imediatamente projetar-me ao contra-ataque.

Quando minha equipe pressionava o contrario fortemente próximo a sua área de meta, procurava eu estar metro e meio na frente do pivot. O meu arqueiro orientava-me entao onde estava o pivot adversário. ( Direita me dizia ele ou esquerda ). A orientação de nossa arqueiro ajuda deveras a neutralizar o pivot contrário para a posteriori efetuar-se uma boa antecipacao..

Buscava eu conhecer bem os alas e beque adversarios tambem. Saber suas virtudes e se tinham a capacidade de realizar passes bons ao pivot e com qual perna preferiam eles. Se a perna direita ou esquerda ou ambas. Ambas pernas me obrigavam a estar mais atento e cuidadoso com os passadores contrarios..

E fundamental que no momento no qual antecipamos um lançamento adversario ao pivot antecipar com a perna adequada e mais conveniente para o momento. Lado esquerdo perna esquerda. Lado direito perna direita.

Os pivots de referência não gostam de beques antecipadores, ágeis e velozes. Ele, o pivot, deseja submeter o defensor a suas costas onde eles, os pivots, sentem -se mais a vontade.

O bom beque antecipador tem o dom de saber deixar o pivot longe do seu próprio gol e da área de seis metros de sua equipe.

Seguiremos amanha com este tema importante SALONISTAS.


A ANTECIPACAO É O PRIMEIRO MOVIMENTO OFENSIVO - PARTE II

O momento que se requer mais cuidado na antecipação é quando os os dois alas e o beque adversario atingem o meio da quadra para frente com a bola dominada. A distância do homem da bola, nesse caso, para o seu pivot é bem mais curta do que quando a nossa equipe pressiona. Consequentemente, temos menos tempo para antecipar. Não podemos perder o time ( palavra em inglês) quando antecipamos. Corremos o risco de não chegarmos a tempo para interceptarmos o passe adversário..

Caso não há possibilidade do antecipo devemos não aproximarmos em demasia ou encostarmos no corpo do pivot. Ele, o pivot, se apoiará em voce para girar. Mantenha uma distância de um metro e quando girar para um lado ou outro, colocar o pé firmemente.

Até 20 anos atrás os campeonatos oficiais no Brasil eram realizados em quadras muito menores que nos dias atuais. Muitas de tamanho de uma quadra de Baloncesto, ou seja, 14 por 24 metros. A proximidade dos alas e beque com o seu pivot era infinitamente bem mais curta que nos dias atuais. Hoje, a quadra de 20 por 40 metros ê a mais utilizada no Brasil apenas para torneios oficiais adultos.. ATENCAO.

PARA AS CATEGORIAS DE BASE NAO SE DEVE UTILIZAR QUADRAS DE GRANDES DIMENSOES. OS ATLETAS PERDEM QUALIDADE. Nessas quadras de dimensoes reduzidas tornava mais perigoso e complicado a antecipação quando de um passe ao pivot adversário.

Na Segunda-feira seguiremos com este relato.

Até segunda SALONISTAS


A ANTECIPACAO Ê O PRIMEIRO MOVIMENTO OFENSIVO

No comentario anterior fiz referência brevemente a que o pivot antigo da década de 1960, 70 e 80, das quadras de tamanho de baloncesto, em comparação com os pivots atuais onde joga-se em quadras de 20 por 40 metros, os antigos eram superiores em alguns recursos e inferiores em outros. Qual a razao disso???
Simplesmente as regras e dimensoes da quadra eram diferentes. A área de 4 metros era área de proteção do arqueiro. Nao lhe era tambem permitido ao porteiro jogar alem de sua área de protecao de 4 metros, o que tornava o jogo em um 4 contra 4 e mais um goal-keeper que ao sair da área e tocar a bola era assinalada uma falta ao borde da área. O atacante poderia jogar nessa área de 4 metros mas não meter goals. Então o pivot antigo jogava a 5 metros do arco contrário, rarissima vezes buscava receber algum passe dentro da area, durante a totalidade ou a quase a totalidade do jogo. Ele sabia girar, para os dois lados ao receber a bola, com muito mais qualidade que os atuais. Eram incriveis nesse pormenor tecnico, contudo, na grande maioria dos casos era o pivot muito limitado nas poucas vezes que dirigia-se mais atras. Eram raríssimos ver pivots hábeis no um contra um de frente para o adversario. Havia alguns pouquissimos mas realmente brilhantes com essa qualificação.

Dito isso o ANTECIPAR era para o beque algo mais complicado pois a distância entre os alas e o pivot eram 16 metros menos que hoje em dia. Hoje o beque ganha um segundo a mais para ANTECIPAR ao pivot. De 24 metros de comprimento de.antes para 40 metros atuais. SIMPLESMENTE O ANTECIPAR ERA BEM MAIS COMPLEXO E PERIGOSO.

Acredito que as pouquissimas vezes que atuei como fixo ou beque fiz boas ANTECIPAÇÕES. Eu era magro e rápido e tinha uns truques que podem perfeitamente serem utilizados hoje em dia.

1. Marcar metro e meio a frente do adversário SEMPRE QUANDO POSSÍVEL. Conhecia o arqueiro e alas e beque quando assistiam ao pivot. Alas que eram grandes passadores tinha eu mais cuidado e RESPEITO.

2. Quando me posicionava nas costas do pivot ficava a um metro dele e nao grudado ou pegado a ele.

3. Abaixava o corpo de uma forma tal que ele não pudesse ver meus olhos e ameaçava ANTECIPAR constantemente seja do lado direito ou esquerdo. O pivot ao olhar para tras para evitar a ANTECIPAÇÃO nao olhava a bola e seus companheiros mas a mim. Dessa forma eu o controlava melhor.

4. Ao ameaçar entao em antecipar pela direita ou esquerda eu lograva distrair o pivot para ANTECIPAR na melhor ocasião. Geralmente antecipava quando a bola estivesse a caminho de um ala adversario.A CAMINHO. Se o ala adversário fosse rapidamente pressionado de uma forma tal que este oponente fosse impedido de realizar com mais qualidade um lançamento longo, entao nesse instante eu ANTECIPAVA com mais segurança.

5. Quando o ala adversário não ve o pivot sera quase impossível passar a bola nas costas do beque. ATENCAO, QUASE, PORQUE HA JOGADORES TAO HÁBEIS QUE CONSEGUEM ILUDIR E DRIBLAR O IMPOSSIVEL. COM ESSES VIRTUOSOS MAIS CUIDADO AO ANTECIPAR MY DEAR FRIEND BEQUE.

Até amanhã SALONISTAS

DEIXO-LHES UMA FRASE QUE VOCES JA CONHECEM.O AUTOR ( DEEM DE GRAÇA O QUE VOCES RECEBERAM DE GRACA ).

Categories Basic core defensive concepts