0
Escapar da pressao jogando - Como superar tao dificil reto - Parte I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

ESCAPAR DA PRESSAO JOGANDO - COMO SUPERAR TAO DIFÍCIL RETO - PARTE I

Os movimentos de desmarcação são tão importantes que necessitam serem detalhadamente compreendidos e trabalhados pois eles ao serem bem executados são o unico caminho para que eu possa demonstrar e chegar onde desejarei seguidamente, ou seja, desembocar em algo importantíssimo e dificílimo que é aceitar o reto de escapar da pressao adversária com a bola dominada.

Esse desafio começa a ser superado desde o trabalho da fundamentação técnica, onde, entre outros fundamentos, o aperfeiçoamento da perna nao dominante tem um peso enorme neste processo. Os resultados tem de chegar de acordo com as exigências atuais. O tempo disponivel de preparação de cada equipe deve ser muito bem analisado e aproveitado ao maximo. Nos dias atuais, na maioria dos casos, cada treinador é pressionado por vitórias e rendimento que possibilitem manter o seu cargo em um mundo de sponsors tão exigentes por resultados imediatos. Paralelamente a melhoria tecnica do fundamento tecnico temos o aperfeiçoamento dos movimentos como foi dito por mim anteriormente e finalmente tudo isto desaguara no esforço por parte de treinadores e atletas, DO TAO ALMEJADO ENTENDIMENTO COLETIVO..

Todos estes ingredientes tem de serem trabalhados diariamente e exaustivamente ao mesmo tempo. Cada componente será essencial para poder fazer funcionar a contento o que almejamos, ou seja, lograr ter uma equipe de alto rendimento onde ao ser pressionada dispõe de recursos suficientes para ser temida e respeitada.

Então por hoje os deixarei nisto. A partir de amanhã eu e os senhores começaremos a escalar e superar os obstáculos de este grande desafio.

A VIDA É RECHEADA DE DESAFIOS. OS BONS RESULTADOS ADVEM DE NOSSA PERSEVERANÇA EM A CADA QUEDA, A CADA TOMBO, A CADA FRACASSO, LEVANTAR-MOS, PERSEGUIRMOS E PROSSEGUIRMOS COM MAIS AFINCO E FÉ EM DIREÇÃO AO QUE NOS PROPUSEMOS A REALIZAR.


ESCAPAR DA PRESSÃO JOGANDO - COMO SUPERAR TAO DIFÍCIL RETO - PARTE II

Procuro sempre analisar todo o tempo de treino disponível que possuo. Os jovens os levo comigo para mais horas de treinos tecnicos individuais. Pressionar uma equipe onde todos atletas tem pelo menos uma qualidade razoavel com a perna nao dominante torna-se sem dúvida bem mais arriscado aos nossos adversários. O passe com o exterior do pé, com a perna dominante e não dominante, coloca o passador em posição frontal ao defensor. Você ao tocar a bola sempre terá toda visão da quadra. Quando o atleta utiliza o interior do pé a todo instante, o jogador gira o corpo denunciando onde deseja realizar o passe. Essa atitude portanto, facilita sobremaneira a pressão adversária. O passe de gancho por elevação, muito utilizado nas décadas de 1960 e 1970, devido ao diminuto tamanho das canchas mas pouco utilizado nos dias atuais é outro detalhe técnico de grande valia que necessita ser aperfeiçoado. O recurso individual do drible, efetuado com qualidade, será sempre uma possibilidade concretissima. Pressionar um atleta hábil significa aumentar o risco de ser superado nessa pressão.

Resumindo aqui. Escapar da pressao com a bola dominada tem o seu pontapé inicial em saber estudar e lapidar tecnicamente cada protagonista que sao os atletas e torna-los capazes de superar as rigorosas dificuldades concentradas em espaços muito reduzidos.

O FATOR PRINCIPAL PARA TRANSFORMAR EQUIPES MÉDIAS E PEQUENAS EM EQUIPES COM POSSIBILIDADES DE TÍTULOS É AJUDAR OS ATLETAS A SEREM CAPAZES DE CRIAR ESPAÇOS ONDE TEORICAMENTE NAO HAVERIA ESPAÇOS. QUANDO VOCE TREINADOR CONSEGUE FAZER DO SEU ATLETA UM SER PENSANTE E DEDICADO, ESTES PROTAGONISTAS TERAO O DOM DE FAZER DO IMPOSSÍVEL ALGO SIMPLESMENTE ALCANÇÁVEL. CONFIE TREINADOR EM SEUS COMANDADOS E ARREGACE AS MANGAS PARA O TRABALHO DE CONVENCIMENTO DIARIO.


ESCAPAR DA PRESSAO JOGANDO - COMO SUPERAR TAO DIFICIL RETO -PARTE III

Agrego aos fundamentos tecnicos, a boa execucao e treinamento dos movimentos de desmarcacao. Voltamos ao jogo de dois contra dois em espacos reduzidos. Em um retangulo de 10 metros de comprimento por 8 metros de largura cada dupla tera de cruzar a linha de fundo adversaria ate um metro e pisar na bola. Busco dar algumas indicacoes. Explico durante este jogo de duplas como executar uma diagonal curta sem perder a visao da bola. O gesto tecnico da paralela com o movimento do corpo e a pisada na ponta dos pes para a desmarcacao. Overlappings. Pique-falsos. Incentivo muito outros movimentos que os propios atletas vao criando naturalmente, alem da possibilidade do drible que tera de ser criativo e curto em tao diminuto espaco. Depois aumento um pouco a dimensao do retangulo e adiciono um atleta mais para cada equipe o que seria um 3 contra 3.

Apos o jogo de trios faremos um jogo normal em quadras de tamanho de baloncesto, ou seja, 14 metros de largura por 24 metros de comprimento. Dois arcos. Um arqueiro e mais quatro jogadores para cada lado. Cada saque de meta eu tenho o habito de colocar um ingrediente de dificuldade.

A equipe a atacar tera de tocar por 8 ou 10 ou 12 segundos em sua metade da quadra ate poder cruzar a linha do meio para concretizar o gol.

Voces treinadores podem criar regulamentos e ingrefientes adaptados de acordo a idade e qualidade de sua equipe. O que nao devem alterar e a dimensao da quadra tamanho basket ao iniciarem o jogo treino. Podem sim aumentar gradativamente as laterals no decorrer desse jogo treino de forma gradativa e finalmente terminar, caso desejarem, em uma quadra oficial de 20 metros por 40 metros e o regulamento oficial da FIFA.

Completar e variar os jogos coletivos a cada treino ajuda tambem. Por exemplo um jogo de 15 minutos a um toque apenas com 6 ou 7 atletas e no momento que a bola e subtraida do adversario poder dar um toque mais. Voce pode criar seu propio exercicio mas utilizando o propio jogo como ferramenta principal. Deixe para mais tarde e de forma esporadica a mecanizacao ou automatizacao de jogadas. Be cool. Fique frio treinador. Calma. Isso de mecanizar e automatizar para mais tarde e na dose certa.

No jogo em quadra de espaco reduzido tamanho baloncesto, os atletas no saque de meta devem buscar as desmarcacoes antes mesmo que o seu propio arqueiro tenha a bola nas maos. Eles estarao raciocinando e buscando provocar ganhar metros de liberdade para estarem mais livres. O objetivo primordial de um desmarque sera sempre poder receber um passe o mais distante possivel de seu oponente mais proximo. Desafie e incentive os atletas a encontrarem por conta propia, esses espacos necessarios, observando e atuando de acordo com a colocacao de seus adversarios. Sair jogando com bola dominada em uma quadra de 14 metros de largura, ha de se ter destreza e inteligencia. O mover sem bola sera essencial. O toque rapido. As desmarcacoes para as laterals. A utilizacao das duas pernas. A rapidez de raciocinio. O drible curto. O passe na velocidade perfeita com as duas pernas. O tiro ao arco com eficiencia e com ambas pernas etc... etc...Tudo isso se aprimora ao treinar-se em uma quadra de dimensoes tao reduzidas.


ESCAPAR DA PRESSAO JOGANDO - COMO SUPERAR TAO DIFICIL RETO - PARTE IV

Principalmente todas as equipes profissionais possuem nos dias atuais a facilidade de analisar os videos de seus adversarios. As jogadas ensaiadas ou planejadas tornam-se conhecidas por todos. Quando trabalho o movimento de desmarcacao livre, as desmarcacoes sao imprevisiveis e diferentes a cada momento. Se eu tenho possibilidade de preparar com tempo toda uma juventude para tal escape, tudo isso resulta mais interessante e tambem apaixonante. A cada dia o treinador e seus atletas agregam jogando divertidamente um detalhe a mais no aprimoramento da desmarcacao.

Inventar jogos em espacos reduzidos contribue sobremaneira.

Exemplo: Metade de cancha. Uma equipe ataca desde a metade da cancha. A outra defende. A que defende deve transpor a metade da quadra ate meio metro e pisar na bola. Logrado isso a esquadra defensora passa a atacar e buscar o gol. A que anteriormente ataca passa a defender e tentar cruzar o centro. Ha laterais e saques de meta. No momento que o arqueiro busca a bola para o saque inicial a equipe que tem de cruzar o meio ja inicia o processo de desmatcacao.

Atletas a utilizar: Um arqueiro e duas equipes de 4 jogadores de cada lado. Podem ser utilizados o mesmo jogo com o mesmo numero de atletas na outra metade.

Tamanho de quadra: Inicialmente 14 por 24 metros.

Varias bolas para reposicoes rapidas.

Voce treinador pode criar o seu propio jogo. Suas indicacoes sao importantes mas nao interrompa constantemente. Se interromper seja breve. Analise mais possibilidades de escape para comentar depois com os atletas.


ESCAPAR DA PRESSAO JOGANDO - COMO SUPERAR TAO DIFICIL RETO - PARTE V

Há tres situações na qual podem nos pressionar. A primeira é quando recuperamos a bola em poder do adversário e nos pressionam. Nesse caso podemos utilizar o arqueiro e agregamos um atleta mais para escapar da pressao. NAO HA TEMPO PARA ORGANIZAR UMA JOGADA DE ESCAPE MECANIZADA. A segunda situação é quando a bola sai pela lateral próxima ao nosso arco. Podemos também contar com nosso arqueiro. HA TEMPO PARA UTILIZARMOS UMA JOGADA DE ESCAPE MECANIZADA. A terceira opção é quando a bola sai pela linha de fundo e temos um saque de meta a nosso favor. Nesse último caso temos quatro atletas para realizar o escape, sem poder utilizar o arqueiro. HA TEMPO PARA UTILIZARMOS UMA JOGADA DE ESCAPE MECANIZADA.

É de suma importância em todos os casos acima o jogo veloz. Somente as equipes com alto nível técnico possuem a qualidade do toque de primeira bem direcionado, com a velocidade adequada e com ambas pernas. Trabalhem para que os atletas sempre evoluam nesse aspecto.

Tenho nos EUA meninos com 12 anos que peço para usarem um toque em determinado exercício grupal e os de 14 anos utilizo dois toques. Os de 14 possuem menos recursos pois começaram mais tarde e vem menos dias. Esses de 14 pretendo melhora-los rapidamente para logo introduzir um toque apenas.

ATENÇÃO. É a qualidade técnica dos meninos que importa na graduação da dificuldade do exercício e não a idade.

O TOQUE DE PRIMEIRA OBRIGA O ATLETA A VISUALISAR A QUADRA E PENSAR ANTES QUE A BOLA CHEGA AO SEUS PÉS. EXIGE ELEVADA QUALIFICAÇÃO TECNICA PARA SUA BOA EXECUÇÃO.


ESCAPAR DA PRESSAO JOGANDO - COMO SUPERAR TAO DIFICIL RETO - PARTE VI

Em um tiro livre a equipe que vai movimentar a bola possue uma boa vantagem que ê PODER REAGIR ANTES QUE O ADVERSARIO. O fator surpresa está com a equipe atacante que tomara a primeira iniciativa. AGORA RACIOCINEM COMIGO. SE A SUA EQUIPE QUANDO PRESSIONADA EM UM SAQUE DE META A SEU FAVOR BUSCAR MOVER-SE SOMENTE NO MOMENTO OU DEPOIS QUE A BOLA Ê COLOCADA EM JOGO PELO SEU ARQUEIRO, SUA EQUIPE ESTARÁ PERDENDO UMA VANTAGEM RAZOÁVEL QUE O FATOR SURPRESA LHE PODERIA PROPORCIONAR. POR OUTRO LADO, SE ALGUNS SEGUNDOS ANTES DO GUARDA-REDES REPOR A BOLA EM JOGO, OS QUATRO JOGADORES, COMPANHEIROS DE SEU ARQUEIRO, INICIAREM A MOVIMENTACAO EM BLOCO, A POSSIBILIDADE DE SURPREENDER UM CONTRÁRIO É MAIOR.

É comum ver -se em um chute adversário para fora, que dois ou tres companheiros da equipe do arqueiro que repora a bola em jogo, colocarem-se sempre em um espaço da quadra sistematicamente. Em alguns casos com dois atletas aproximando-se do seu arqueiro e colado a linha de area pelas laterais. Um a esquerda e outro a direita. Em uma outra opção, com três atletas, um a direita, outro ao centro e mais um a esquerda e fixarem-se ali próximos a área de meta. Ato seguido eles aguardarao imóvel até o arqueiro aproximar-se para depois só aí buscarem movimentar-se. Quando atuava como atleta agradava-me que o adversário fizesse isso. Eu já tinha a referencia que precisava para pressionar melhor. QUANDO O OPONENTE COMEÇA A MOVER-SE DOIS OU TRES SEGUNDOS ANTES DA BOLA ESTAR EM JOGO, EU COMO ATLETA QUE PRESSIONO PERCO ESSA REFERENCIA PARA A PRESSAO.

PENSEM NISSO E PROVEM.


ESCAPAR DA PRESSAO JOGANDO - COMO SUPERAR TAO DIFICIL RETO - PARTE VII

O primeiro passe sempre será um início essencial para uma boa sequência. O arqueiro na reposição do saque de meta tem de ser mestre em lancamentos curtos ou longos, com a velocidade da bola requerida, seja pelo alto ou pelo chão. Hoje o treinamento dos arqueiros devem abranger mãos e pés. Esse regulamento de jogo obriga a isso e as exigencias nessa posição requerem trabalho de aperfeiçoamento frequente.

QUANDO EM UM SAQUE DE META A BOLA Ê DEIXADA CURTA A UM DETERMINADO ATLETA OS OUTROS TRES COMPANHEIROS DEVEM IMEDIATAMENTE APOIA-LO. OS TOQUES DEVEM SER RAPIDOS E O.BOM TOQUE DE PRIMEIRA OU DOIS TOQUES EM VELOCIDADE SERÃO ESSENCIAIS NOS PRIMEIROS MOVIMENTOS PARA UM ESCAPE DE QUALIDADE. DESENVOLVAM ISSO EM TODO TREINAMENTO.

IREI MOSTRAR A VOCE UM TREINO DE ALGUNS MENINOS NA ESCOLINHA QUE TRABALHO PERTO DE CHICAGO. ELES TEM UMA IDADE QUE FLUTUA ENTRE 12 E 13 ANOS. UMA DAS EQUIPES TRABALHAM MUITO O TOQUE DE PRIMEIRA. OBSERVEM BEM. TODOS OS MENINOS SAO NASCIDOS NOS EUA.

Por hoje ficaremos nisto. O treino nesse dia não foi na quadra de futsal porque está estava impedida.

Amanhã fecharmos este importantissimo tema.


ESCAPAR DA PRESSAO JOGANDO - COMO SUPERAR TAO DIFICIL RETO - PARTE VIII

Todo o movimento planejado para escapar da pressao no saque de meta de nosso arqueiro, deve o planejamento conter o máximo de opções possíveis.

Ao mecanizar um movimento tratem de criar duas ou tres variantes mais. Se o seu movimento mecanizado tiver apenas uma opção de escape, este movimento torna-se previsivel durante o jogo e a possibilidade de perda de bola será bem real.

Durante toda a minha trajetória como treinador um dos fatores que mais resultou efetivo nas conquistas de títulos foi o de que meus atletas possuíam grandes recursos para superarem a pressão forte do adversário.

Cronometrem em finais de jogos decisivos, quanto tempo sua equipe foi capaz de ter a posse da bola. Se em 5 minutos você só teve 50 segundos de posse de bola, Isto significa que o adversario teve mais de 4 minutos para tentar virar o jogo a seu favor. É um bom tempo. Isto também revela que sua equipe não é capaz de ter a bola nos pés em momentos de definição de uma partida.

TREINE ISSO EXAUSTIVAMENTE.

NAO SEJA UM INSTRUMENTO DO MEDO CARO TREINADOR. ACEITE O DESAFIO. TRABALHE. ACREDITE NOS SEUS ATLETAS.

Categories Exit Pressing