0
O SEGREDO É O LABORATORIO - PARTE I, II, III
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

O SEGREDO É O LABORATORIO - PARTE I

Este seguramente sera um dos temas comentados mais importantes ate agora. Uma pergunta que eu recebo com muitíssima frequência = Zego Como você consegue revelar tantos jogadores ??? =
A experiência nos indica o atalho correto.
Quando era criança o nosso primeiro laboratório para tentar algo novo era a rua ou o quintal de casa. Um drible novo por exemplo criavamos, testavamos e desenvolviamos aí. NO QUINTAL OU NO JOGO DE RUA.

O segundo laboratório que utilizavamos era o clubinho dos amigos da vizinhança. Participavamos de festivais e jogos extra oficiais onde seguiamos desenvolvendo esse drible novo ou qualquer outro gesto tecnico.
Depois desses dois laboratórios de aperfeiçoamento e somente a partir desse momento então levavamos para os treinos e jogos do campeonato oficial paulista atuando pelo Clube Atlético Juventus o praticado e aperfeiçoado anteriormente.
Eu dando-me conta da necessidade de transportar esse processo natural para os dias atuais, busquei conduzir essa sequencia para a quadra.

A PRIMEIRA COISA FOI INCESSANTEMENTE PROCURAR E CONSEGUIR MAIS HORAS DE QUADRA. EM SEGUNDO LUGAR O AMBIENTE ALEGRE PARA OS JOVENS CRIAREM, AGREGADO A CONFIANÇA E MOTIVAÇÃO AOS MIUDOS POR PARTE DOS TEINADORES. ESSES INGREDIENTES TORNAM O JOGO LIVRE ESSENCIAL AO DESENVOLVIMENTO TECNICO E SOCIAL DAS CRIANÇAS. TERCEIRO. CAPACIDADE DE OBSERVACAO DO TREINADOR.


O SEGREDO É O LABORATORIO - PARTE II

No capitulo anterior expusemos a necessidade que as crianças tem de ter o espaço insubstituível onde eles possam criar e testar. Nesse jogo livre a presença do treinador é essencial. Ele não interfere, nao age, mas OBSERVA. E um treinador interessado e inteligente passa por buscar ser um GRANDE OBSERVADOR.

Depois desse momento de lazer voces treinadores complementem seu treino como lhes aprouver.

Lembrem-se também de tirar proveito da natureza das crianças. Em 1992 quando estava em Toledo a equipe campeã da Liga Toledana sub 13 não era nenhuma equipe que durante o ano inteiro apenas treinava no pavilhao coberto com todas as comunidades, mas uma equipe de Olias del Rey que era e é um pueblito ao lado. Nesse pueblito, só havia uma quadrinha descoberta com um piso horrivel. La treinavam com qualquer tempo, inclusive no outono e inverno e com toda alegria do mundo, os meninos do grande amigo Colilla. Eu adorava ir la estar com o Colilla e seus garotos. Só que, ATENÇÃO, apesar das dificuldades, treinavam e jogavam todos os dias, diferentemente das equipes de Toledo onde apenas utilizavam para treinos dois dias ou tres por semana em um dos três pavilhões cobertos disponiveis. A COMODIDADE SÓ É VALORIZADA QUANDO OS MIUDOS CONHECEM E SUPERAM COM SACRIFÍCIO PESSOAL E ALEGREMENTE AS CARENCIAS DO NAO TER, DO NAO POSSUIR OU DO NAO HAVER.

Amanhã finalizaremos este tema.

ADORO DIZER ISTO AOS TREINADORES.

TREINEM OS MIUDOS COM ALMA E IMAGINAÇÃO INFANTIL. TREINARAO MELHOR E SE DIVERTIRAO TAMBEM.


O SEGREDO É O LABORATORIO - PARTE III

As vezes la no Cadence em Joliet, Illinois, onde temos na nossa escolinha, todos os dias disponiveis para treinos, sem dias livres ou como se diz em ingles no day off, tratamos de introduzir em algumas praticas durante a semana, metade do tempo de duas horas com jogos técnicos globalizados e a outra metade com o jogo livre. Duas horas em total de jogo. Nesses jogos coletvos de fundamentacao a finalidade principal ê que sejam inteligentes o suficiente para atender a melhora individual, alem de que em um ambiente alegre, provocamos os atletas a raciocinarem mais rápido e melhor.

PARA ENTENDER UM JOGO É PRECISO QUE SE DE A OPORTUNIDADE DE CONHECE-LO.

Na maioria dos dias sempre comparecem muitos meninos e meninas e os dividimos em 3 ou até 4 equipes. Cada partida de 3 minutos ou um gol. Caso haja um empate a equipe ganhadora no jogo anterior deixará a quadra para aquela que aguarda fora nela entrar.

Toda liberdade para defender e atacar.

PONHAM ATENÇÃO. UMA ESCOLINHA SEJA PAGA OU NAO, PRIMORDIALMENTE, TEM DE OFERECER AS CRIANÇAS A POSSIBILIDADE DE JOGAR E JOGAR BASTANTE.

OS CLUBES ESCOLHEM ALGUMAS CRIANÇAS MELHORES DOTADAS. AS ESCOLINHAS DEVEM TER A VOCAÇÃO E SENTIR PRAZER EM OFERECER OPORTUNIDADES A TODOS MIUDOS DE PODER FAZER O QUE GOSTAM.

É JOGANDO QUE SE APRENDE A JOGAR MELHOR. É FAZENDO OS MENINOS JOGAREM ATÉ SE FARTAREM QUE O TREINADOR APRENDE A ENSINAR MELHOR.

Categories Basic core attacking concepts, Group tactics, Basic core defensive concepts