O CAPITAO
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

O CAPITAO

Como disse em outro comentário anterior, quando em 1986 cheguei a Espanha para treinar a equipe do Toledo Futbol Sala, esta equipe havia perdido tudo. Havia perdido seus patrocinadores e seus melhores jogadores, ou seja, 90 por cento de seus jogadores que viviam em Madrid, 80 km da cidade de Toledo.

Não havia dinheiro mas havia paixão. Sim paixao pelo esporte. Essa cidade possuía esse gosto pelo futbol sala. O amigo Socorro avisou-me que conhecia um rapaz muito jovem que estudava no Colégio Maristas. Depois inclusive soube que ainda não havia completado seus 16 anos. Fui ver-lhe jogar em sua escola e imediatamente pedi para que o fichassem.

Llorente era alto e demonstrava boas qualidades. Parte da imprensa esportiva da pequena cidade de 40 mil habitantes não escondeu o seu desagrado. Diziam ao público que pagar o ingresso para ver um menino de escola secundária jogar era ridículo.

Preparei o menino diariamente. Tinhamos dois meses antes da Liga iniciar. Sabia que Llorente chegaria acima rapidamente.

Quando a liga iniciou todos ficaram surpresos mas eu nao. Sabia das qualidades dele.

No final do ano uma das seleções nacionais cancelou sua participação no primeiro campeonato europeu de futebol de salao. Decidiram os dirigentes preencher a vaga com uma seleção espanhola sub 23. Esta seleção não pontuava e participava apenas da fase classificatória. Comvidaram-me para ser o treinador. Ao convocar Llorente para essa seleção mais resistências vieram ainda. Uma vez mais Llorente silenciou as críticas. Foi considerado entre os três melhores dessa seleção jovem que somente perdeu de 3 a 2 para a campeã do torneio que foi Portugal.
Llorente a seguir foi capitão da Seleção Espanhola por mais de dez anos.

QUANDO DIZEM QUE NADA TEMOS. QUANDO DIZEM QUE NAO TEMOS NINGUEM. BUSQUE E ENCONTRARÁ MESMO DIANTE DE TANTAS DIFICULDADES, ADOTE ESSA CIDADE COMO SUA, SEU POVO COMO PARTE DE SUA FAMILIA. CONFIE CEGAMENTE NOS SEUS JOVENS.
QUANDO ACREDITAMOS EM ALGO O UNICO QUE PRECISAMOS É TER CORAGEM, TRABALHO E FÉ.

Categories Other Futsal Concepts