AS POSSIBILIDADES DO GOLEIRO LINHA
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

AS POSSIBILIDADES DO GOLEIRO LINHA

Trabalha-se o movimento para ganhar superioridade numérica quando joga-se 4 contra 4. Porque entao não se pode mover quando a superioridade numérica já existe ???.

Nos últimos meses vi algumas alternativas novas sendo trabalhadas com o uso do goleiro linha em jogos pelo mundo, contudo, ainda acho que pode ser mais aprimorado.

Na Europa ao ver em um campeonato europeu em Malaga 1994, notei, por primeira vez, a utilização do goleiro linha pelos russos. Nessa época creio na Espanha ainda não era permitido pelo regulamento espanhol atuar dessa maneira. Esse regulamento foi adotado mais tarde pela Liga Espanhola.

No Brasil, ouvindo muitos treinadores, quem mais trabalhou várias possibilidades no jogo de 5 contra 4 foi o treinador Batata.

Ele contou-me algumas alternativas de movimentos taticos ousados principalmente para aquela década de 90. Batata executava variantes com o goleiro linha sempre imaginando de antemao quais poderiam ser as reaçoes do adversário a determinados movimentos e como sua equipe poderia responder a atitude da equipe defensora.

Aqueles clubes os quais dispõem de mais horas de treinos, pois nem todos tem essa possibilidade por não ser clubes tão profissionais, aproveitem utilizando essa disponibilidade de tempo para esse recurso que o regulamento coloca.

Atenção. Como sempre. A qualidade técnica dos atletas sempre é fundamental para o que planejamos a nível tático e estratégico funcione melhor.

Pode-se colocar nao apenas um 3 x 2 inicial. O 4 x 1 é possível tambem ou 2 x 1 x 2 e outros. E a partir daí criar movimentos. Batata aproveitava muitas variações.

Eu confesso, particularmente, não agrada-me esse regulamento no futsal mas ele está aí. Goste ou não nos goste nos toca treinar muito essa importante alternativa.

Categories Other Futsal Concepts