COMO MELHORAR ALGO SIMPLES ?
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

COMO MELHORAR ALGO SIMPLES ?

No Vietnam e creio em toda Ásia, os atletas adoram como recreação prévia ao treinamento propiamente dito, como forma de aquecimento recreacional, o que os brasileiros chamam de "bobinho".

O bobinho nada mais é que colocar um jogador no meio e 4 ou 5 companheiros que detém a bola tentar evitar que o atleta do centro toque na bola. Ou seja, o jogador do centro tem de buscar atingir com o pé a bola. Se lograr o contato, aquele que errou o passe entra no centro. O jogo no Vietnam, observava que era sempre a um só toque para os adultos.

Para crianças você treinador, pode adicionar, se desejar, um toque a mais, ou seja, dois toques. Atenção, se você desejar.

Com os adolescentes e miudos que eu treinava observei que podia adicionar alguns outros ingredientes ao "bobinho".

1.- Em vez de uma bola coloquei duas sempre em jogo. Um bobinho não com uma pelota mas duas. Os treinadores que me ajudavam, quando uma das duas bolas saía ou fugia do controle da área do 'bobinho", imediatamente esse treinador repunha outra pelota. Assim os jogadores tinham que observar sempre duas bolas e não uma apenas em jogo. Circular mais os olhos e pensar mais rapidamente.

2.- Outro adendo. Aumentei de um toque para dois mas somente podiam tocar na bola com a perna nao dominante. Se tocavam com a perna boa ou dominante, o jogo se detinha e o atleta que tocou erroneamente com a perna boa ou dominante, ia ao centro.

Observe o rendimento do exercício treinador. Crie alternativas para o simples.

ALGO IMPORTANTÍSSIMO. ATENÇÃO. O RITMO DOS EXERCÍCIOS TECNICOS DEVEM IR DE MAIS LENTOS SEMPRE PARA MAIS VELOZES. OU SEJA, DE MAIS ESTÁTICOS A MAIS INTENSOS E MAIS DINAMICOS. NUNCA AO CONTRARIO.

""" DO ANALÍTICO AO GLOBAL """

Categories Other Futsal Concepts