CONCENTRAÇÃO FINAL - PARTE I
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

CONCENTRAÇÃO FINAL - PARTE I

O atacante quando sente o passe que o colocará de frente ao guarda-redes ou quando ele mesmo provoca através do drible estar próximo ao arqueiro já deve de preparar com muita agilidade a mente para a conclusão final que propiciará o gol.

Ao estar muito próximo do goleiro o detalhe final é saber colocar ou driblar com jeito, habilmente e não um tiro forte nesse momento onde o ângulo de definição é muito reduzido.

No fundo nesse duelo você terá de iludir ao porteiro antes que ele adivinhe o que você atacante está a pensar.

Eu aqui vou transmitir como ex atleta algumas idéias que eu utilizava e procurava aprimorar em treinos.

1.- Há uma distância de uns quatro a cinco metros do arqueiro e ao estar esse goleiro em pé um pouco adiantado eu batia rasteiro na bola, no chão colocando-a entre as suas pernas. ATENÇÃO, COM O INTERIOR DO PÉ. OLHAVA SUAS PERNAS E DEFINIA, REPITO, COLOCANDO-A FORTEMENTE NO MEIO DE SUAS PERNAS. DE CHAPA DIZEMOS NO BRASIL. Sim, há de se ter boa pontaria. Defina sempre com FÉ. Repito, FÉ. NENHUM GUARDA-REDES ADIANTA-SE EM PÉ COM AS PERNAS FECHADAS.

2.- Caso passavam-me a bola e o goleiro adiantava-se para além da linha de quatro metros ( em minha época a área do guarda-metas era de 4 metros e não 6 metros ) para interceptar a bola e eu tinha consciência que ia chegar na bola antes que o arqueiro, eu aproximava-me de frente e fazia um gesto de tocar na bola mas NAO a tocava. A direção da bola entao encaminhava-se para a lateral onde eu desvia-me antes do goleiro para a lateral. Ganhava eu ângulo para a definição ao gol ou se tivesse tempo e caso o arqueiro ainda estivesse na jogada cortava para o meio e definia.

AMANHA CONCLUO COM OUTRAS POSSIBILIDADES QUE EU PROCURAVA UTILIZAR. SEMPRE BUSCAVA CONHECER BEM E ANALISAR CADA ARQUEIRO. HOJE EM DIA ATLETA HÁ O VIDEO. USE-O, OBSERVE E IMAGINE SOLUÇÕES .

Categories Other Futsal Concepts