0
UM BAIRRO DISTANTE - PARTE II
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

UM BAIRRO DISTANTE - PARTE II

A Secretaria de Esportes de Bogotá chamou -me para conversar. Naquele Edifício Público do IDRD, o auxiliar do Secretário de Esportes de Bogota chamou -me para uma conversa. Fiquei surpreso com o que ele colocou para mim e pacientemente coloquei minhas opiniões. Resumindo. Ele queria que o trabalho técnico fosse focado em apenas um ítem a cada duas semanas. Ou seja suponhamos passe e somente passe por duas semanas. Disse-lhe que tudo, todos fundamentos tecnicos, teriam de ser praticados diariamente e expliquei a razao mas ele insistiu em seu desejo. Ele também achava que para jogar com qualidade as crianças deveriam praticar o fundamento tecnico quinzenal que ele colocaria a exaustão e jogar uns 10 ou 15 minutinhos diarios apenas. Percebi que seria inútil ficar naquela sala discutindo. Ele educadamente queria impor sua vontade. E eu educadamente o ouvi.

Saí desse encontro e fui a Federação. Disse a Dom Jaime que iria fazer o melhor para os meninos e isso supunha praticar todos os fundamentos tecnicos diariamente e jogar bastante todos os dias que é o que todos meninos desejam.

Iniciamos os treinos e os professores me ouviam. Alguns não tinham quase experiencia na modalidade mas eram extremamente dedicados as crianças.

Chegou o dia do bairro que eles diziam mais conflitivo de todos. Chegando ao ginásio, no lugar mais alto do monte observei um tanque de guerra parado e muitos jovens do exército armados e parados nas esquinas. Perguntei ao cuidador do pavilhao se houve algo, algum problema que houvesse ocorrido no local. Ele contestou-me que nao e que aquilo era normal desde muito tempo atras. Fiquei muito surpreso.

NORMAL ???? Imaginei entao comigo o que deveria entao ser o ANORMAL.

Quando meu professor chegou disse-lhe o seguinte. "" O PRIMEIRO DIA É O MAIS IMPORTANTE DE TODOS. TEMOS DE FAZER AS CRIANÇAS SAIREM DAQUI MUITO FELIZES . ""

Realmente assim ê mesmo. Perguntei ao Professor o que ele mais gostava de fazer quando era miudo e ia a um treino. Ele não titubeou e respondeu "JOGAR ". Pois entao faremos os meninos e as meninas jogarem bastante.

Fiquei do lado de fora esperando as crianças chegarem. Quinze minutos antes de nosso primeiro encontro eu os via deixar suas casas e caminhar na direcao do Ginasio de Esportes. A visao que eu possuía desde abaixo era a de um formigueiro e as formigas vindo a uma so direção e onde eu encontrava-me.

Ao iniciar a apresentação a primeira coisa que lhes comentei é que deveríamos cuidar de todos os implementos e em especial as bolas pois em caso de as perdermos o IDRD nao nos daria outras. Eram as bolas e os implementos propriedade deles.

Notei muita timidez das crianças mas na medida que começaram a jogar foram animando-se e divertindo-se muito e conseguimos lograr nosso primeiro importantíssimo objetivo.

"SAÍREM FELIZES DE LA".

Ao indagar a alguns meninos mais tímidos o que haviam tomado de café da manhã, breakfast, alguns me contestaram um tinto que seria um café preto apenas. Teríamos com certeza de resolver isso prontamente. Imediatamente.

Categories Other Futsal Concepts