RETIFICANDO
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

RETIFICANDO

ALGUNS DIAS ATRAS COMENTAMOS SOBRE A DECADA DE 1950 E OS PRIMEIROS ANOS DO FUTEBOL DE SALAO.

ADILSON PAIVA ATLETA DO VILA ISABEL E AUTOR DE UM LIVRO O QUAL RETRATA A PERFORMANCE VITORIOSA DESSE CLUBE NO RIO DE JANEIRO E BRASIL, COLOCA DADOS MAIS PRECISOS E CORRETOS.

EU HAVIA DITO QUE PAULISTAS E CARIOCAS NAO HAVIAM SE ENFRENTADO ATÉ 1961. ADILSON NOS ACLARA QUE SIM HOUVE UMA DISPUTA NO ULTIMO E DECISIVO ENCONTRO NO PRIMEIRO BRASILEIRO DE SELEÇÕES DE ESTADOS EM 1959 EM SAO PAULO ONDE A SELEÇÃO CARIOCA FOI A VENCEDORA NESSE DERBY CONTRA A SELEÇÃO PAULISTA POR 4 TENTOS A DOIS SAGRANDO-SE A LEGITIMA CAMPEÃ. NESSE JOGO HOUVE UM DESENTENDIMENTO ENTRE O PRESIDENTE DA FEDERACAO CARIOCA E O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PAULISTA. O PRESIDENTE CARIOCA ALEGOU HAVER TIDO PROBLEMAS NO JOGO FINAL NO GINASIO DO CLUBE ATLETICO YPIRANGA NO QUAL OS ATLETAS DO RIO DE JANEIRO FORAM MUITO PRESSIONADOS PELOS AFICIONADOS PAULISTAS. SEGUNDO O DIRIGENTE CARIOCA NAO HOUVE POLICIAMENTO ADEQUADO PARA TAL FINAL.
.
A PAZ FOI SELADA ANOS MAIS TARDE EM ENCONTROS ENTRE AS EQUIPES DO VILA ISABEL DO RIO E O C. A. YPIRANGA DE SAO PAULO.

A HEGEMONIA CARIOCA DUROU POR MAIS 7 OU 8 ANOS POSTERIORES, ATÉ CEARENSES E PAULISTAS E DEPOIS GAUCHOS EQUILIBRAREM AS FORÇAS.

SEGUIMOS TENTANDO ENCONTRAR A ORIGEM DO SISTEMA 3 X 1 E QUEM SABE NO FUTURO PROXIMO TEREMOS NOVIDADES.

Vejam abaixo o envio de Adilson Paiva. O Senhor Castilho, o formador e mentor da grande equipe do Vila Isabel que encantou aficionados de todo Brasil por onde passou esta na foto abaixo. Ele ainda vivo é o Senhor do lado direito da foto.

Dedicamos com muito carinho, eu, e os seus atletas Serginho e Adilson, este breve comentario a este ilustríssimo salonista e primeiro grande maestro do futebol de salão brasileiro.

TODO TRABALHO É ESSENCIAL. O DIREITO AO TRABALHO É SAGRADO.

Categories Other Futsal Concepts