Fases de um treinador
 

Futsal Concept Explanation
Sou 1 entre milhares, diferenciado pelas minhas próprias caracteristicas, vincadas pela personalidade, pelas ideias e influenciadas pelos que sigo e me rodeio. Em retrospetiva, considero ter crescido gradualmente e passado várias etapas, primeiro, aquela que copiava tudo dos outros, quanto mais informação tinha melhor, de quanto mais gente copiava mais raizes acreditava ter para criar a minha identidade, não é vergonha nenhuma dizer que copiei muito. Cheguei a um ponto onde a cópia era feita mas já com alguma lógica e ordenação, organizava melhor as ideias e pensamentos, havia alguma crítica o que por si só já era um alerta de que o trabalho era reconhecido. Alguns anos passaram e considerando os conhecimentos até agora adquiridos, as vivências nas diferentes realidades, perseguindo mentores e “intrometendo-me” nas conversas de alguns intervenientes principalmente no último ano, percebo que por vezes sou capaz de de criar e executar de maneira pessoal uma identidade tática/ estratégica e ambiciono fazê-lo cada vez melhor.
Muitos percebem toda a metodologia que vem nos livros, eu não sou um deles, planeamento e organização sim, como linha orientadora mas eu sou daqueles que planeio um treino após o outro (isso são outros quinhentos), outros percebem muito do jogo e têm uma leitura e contra resposta fantástica no campo e isso é o que mais me desafia (ganha-se com a experiência nos jogos), por fim, aqueles que possuem qualidades na gestão humana do grupo, essa tem sido a área que mais vezes “mudei de ideias”, neste momento está cimentado na minha mente uma mesma ideologia que acredito de forma plena.
Persigo o otimismo e bom senso, tento inovar com ousadia mas sinto que o risco é elevado. A incompreensão aliada com a crítica alheia surge a todo o instante mas o senso de justiça é para mim incontestável. Procuro dedicar me, ser determinado e intuitivo embora confie nos que tenho mais afinidade.
Esta foi a época de estreia na Liga Placard, ficará na memória pela variedade de experiências e emoções, presto reverência a todos os que me ajudaram a chegar até aqui, elementos do Boliqueime, Louletano, Campinense e Albufeira Futsal.

Categories Other Futsal Concepts