PERGUNTARAM-ME 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

PERGUNTARAM-ME 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

PARTE PRIMEIRA

COMO VOCE CONSEGUE MELHORAR TÃO RAPIDAMENTE OS MIÚDOS, ADOLESCENTES E ADULTOS ?

MINHA RESPOSTA:

"INTUO QUE VOCE TEM CURIOSIDADE EM SABER QUAL A MINHA RECEITA PARA CONHECE-LA.

LEMBRO-ME QUE UM TEMPO ATRÁS VI UMA PROPAGANDA DE UM MÉTODO DE COMO APRENDER A FALAR UM NOVO IDIOMA DORMINDO ATRAVÉS DO USO DE FONES DE OUVIDO. ESSA NOVA POSSIBILIDADE DE APRENDER FOI MUITO COMENTADA E DIVULGADA E VENDIDA POR UM BOM TEMPO.

AS PESSOAS DESEJAM ISSO. PAGAM PELO MÍNIMO ESFORÇO.

AINDA QUE LHES PAREÇA ESTRANHO O QUE LHES DIREI AGORA ESSES MÉTODOS INUSITADOS DE APRENDIZADO TAMBÉM OCORREM NO ESPORTE.

NO FUNDO MUITOS PAIS BUSCAM ESSES PACOTES ALIENIGENAS METODOLÓGICOS.

NO MEU CASO EU ANALISO ANTES DE MAIS NADA, EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR O QUE OS MIUDOS DESEJAM PARA SI E NÃO O QUE OS SEUS PAIS IDEALIZAM PARA SEUS FILHOS.

MOSTRO AOS PAIS E PROCURO FAZER-LHES ENTENDER QUE OS DESEJOS DE SEUS FILHOS NAO SÃO OS MESMOS DELE. ESSA LABOR NAO É NADA FÁCIL CREIAM.

MUITAS CRIANÇAS MUITAS VEZES BUSCAM COM SOFRIMENTO PREENCHER OS SONHOS DOS PAIS SIMPLESMENTE PARA BUSCAR DEIXÁ-LOS FELIZES, MAS

QUE NA REALIDADE ELES NAO QUEREM ISSO PARA SI.

MINHA IRMÃ COLOCOU MEU SOBRINHO EM UMA ESCOLA DE FUTEBOL DE SALÃO POR DESEJAR VER MEU SOBRINHO JOGANDO COMO EU. HOJE MEU SOBRINHO CRESCEU E É BEM SUCEDIDO E FELIZ EM SUA PROFISSÃO.

A LINHA DIVISÓRIA ENTRE O ORIENTAR E O SUBJUGAR É MUITO PRÓXIMA E PERIGOSA ENTRE OS PAIS E SEUS FILHOS".

PARTE SEGUNDA

COLOCO ESPECIAL ATENÇÃO NO SEGUNDO DIA DE TREINO DE NOSSO RECEM-CHEGADO ALUNO.

NO PRIMEIRO DIA QUE CONHECI O MIUDO ELE NAO DESTACOU-SE TECNICAMENTE A ALTURA DOS DEMAIS MAS NOTEI SEU ESFORÇO E SUA BOA EDUCAÇÃO.

SEU RESPEITO, SUA HUMILDADE AO OUVIR-ME.

CRIANÇAS ASSIM QUE ESTAO DISPOSTAS E PREPARADAS PARA DESAFIOS MAIORES, SEMPRE CHEGARÃO AOS OBJETIVOS QUE ELES MESMOS TRAÇARAM PARA SI.

ELES ENTAO NECESSITARÃO DEMAIS DE UM EMPURRÃOZINHO NOSSO.

AÍ VEM O PROCESSO SINCERO QUE CABE AO PROFESSOR EXECUTAR.

ESTAR HORAS EXTRAS COM ELE. ORIENTAR-LHE. POLIR-LHE. APOIAR-LHE NOS MOMENTOS DIFÍCEIS... PARTICIPAR DO SONHO DELE COMO SE TIVESSEMOS A IDADE DELE.

QUANDO NO SEGUNDO DIA DE TREINO A EVOLUÇÃO DO GAROTO OU GAROTA FOR ACIMA DA MÉDIA, ENTÃO COLEGA TREINADOR MAOS A OBRA..... DEMONSTRE COM TODA SUA ENERGIA E FÉ DEDICANDO-SE DE CORPO E, ATENÇÃO, ALMA A AJUDA-LO.

PARTE TERCEIRA

ENSINAR ESSE JOVEM A AUTO TREINAR-SE É ALGO QUE CONTRIBUIRÁ MUITO AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DESSE ATLETA.

ELE NECESSITA APRENDER A VALORIZAR E RECONHECER NAQUELES EXERCÍCIOS MAIS SIMPLES O QUÃO BENÉFICO EM TERMOS TÉCNICOS SERÁ PARA ELE.

LOGO DE ENTRADA LEVO-O A PAREDE E FAÇO COM QUE ELE TOQUE NA BOLA APENAS COM O PÉ DA PERNA NÃO DOMINANTE. EXTERIOR E INTERIOR DO PÉ. TOCO COM AS MÃOS SOBRE A SUPERFÍCIE EXATA DO PÉ ONDE ELE DEVE TOCAR A BOLA.

PERGUNTO-LHE ENTÃO: QUAL A UTILIDADE DESTE EXERCÍCIO ?

ELE RESPONDE: APRENDER A JOGAR COM AS DUAS PERNAS.

VOLTO A PERGUNTAR: QUE MAIS ?

ELE FITA:ME SURPREENDIDO SEM SABER A RESPOSTA.

ENTAO LHE DIGO : VOCE EQUILIBRARA MELHOR SEU CORPO.

"VOCE APRENDERÁ A MELHOR ENXERGAR O JOGO SE AO TOCAR NA BOLA ABAIXAR APENAS OS OLHOS. PONHA ATENÇÃO AGORA, SEM BAIXAR A CABEÇA. REPITO. SEM BAIXAR A CABEÇA ". A CABEÇA ESTANDO SEMPRE ERETA SUA VISÃO DE TODA QUADRA AUMENTA CONSIDERAVELMENTE.

CERTO DIA TREINANDO CEGOS OU NAO VIDENTES, O NOSSO MELHOR JOGADOR TOTALMENTE CEGO DE NOSSA EQUIPE DISSE-ME ISTO:
"MESMO SENDO CEGO O JOGAR COM A CABEÇA ERETA É SIM FUNDAMENTAL".

PROVEI ISSO COMIGO MESMO FECHANDO OS OLHOS E NOTEI QUE ESTE ATLETA ADULTO NÃO VIDENTE TINHA TOTAL RAZÃO. CONDUZI A BOLA FECHANDO OS OLHOS COM A CABEÇA BAIXA E DEPOIS COM A CABEÇA ERETA E PUDE NOTAR A REAL DIFERENÇA.

PRATICO HOJE EM DIA ISTO COM CRIANÇAS VIDENTES PEDINDO A ELAS QUE CONDUZAM COM OS OLHOS FECHADOS UTILIZANDO OS DOIS PÉS COM A CABEÇA ERETA.

FINALIZANDO DISSE A AO NOSSO MIUDO ISTO: "MESMO QUE UM DIA QUANDO CRESCER E FOR O MELHOR JOGADOR DO MUNDO NUNCA ABANDONE DE PRATICAR OS EXERCÍCIOS SIMPLES. ELES SÃO A BASE PARA SEGUIRMOS MELHORANDO E EVOLUINDO ".

PARTE QUARTA

NOSSO JOVEM ATLETA MOSTRA MUITA DEDICAÇÃO MAS TECNICAMENTE AINDA SE ENCONTRA BEM ABAIXO DOS MELHORES. NECESSITA PORTANTO QUE LHE DEEM A POSSIBILIDADE DE ESTAR, SEMPRE QUE POSSÍVEL, TODOS OS DIAS PREVIO A INICIAR-SE O TREINO A SÓS COMIGO E DEPOIS COM TODOS COMPANHEIROS, CUMPRINDO COM PONTUALIDADE SEU HORÁRIO DE TREINAMENTO E AS VEZES ATÉ PERMANECER ALGUNS MINUTOS A MAIS..

ESTANDO EM UMA ESCOLINHA PAGA JÁ OCORREU UM BOM NUMERO DE CASOS COMIGO EM QUE A MÃE NAO TINHA RECURSOS PARA PAGAR OS 5 DIAS DE TREINO E TEMOS DE ROGAR AO MEU CHEFE PARA ALIVIAR OS CUSTOS. GRAÇAS A DEUS ISSO SEMPRE FOI COMPREENDIDO.

OS MIUDOS MELHORES DOTADOS COMEÇAM A OBSERVAR COM RESPEITO AQUELE COMPANHEIRO QUE CONSIDERAVAM NAO ESTAR APTO PARA COMPETIÇÕES DE ALTO NÍVEL. JA NÃO O CRITICAM TANTO.
SEMANA A SEMANA O GAROTO AOS POUCOS VAI SE FIRMANDO.

TENHO DE ORIENTAR OS MAIS DOTADOS PARA QUE SEJAM MAIS PACIENTES COM SEUS COLEGAS MENOS HÁBEIS. TENHO EM MOMENTOS DE EXPOR AO PRESIDENTE E AOS PAIS DOS MELHORES DOTADOS QUE AQUELE MENOS DOTADO MELHORARÁ E SURPREENDERÁ E AJUDARÁ A NOSSA EQUIPE. TENHO QUE ADVERTIR O NOSSO MENOS DOTADO E AS VEZES SEUS PAIS TAMBEM QUE A MELHOR RESPOSTA QUE ELE DARÁ AOS QUE NÃO ACREDITAM NELE SERÁ DENTRO DAS QUATRO LINHAS, TREINANDO COM EXTREMA DEDICAÇÃO E COMPETINDO A EXAUSTÃO..

AMANHÃ SEGUIREMOS COM ESTE TEMA.

PARTE QUINTA

GERALMENTE OS GAROTOS OU GAROTAS QUE CREEM NAO TER TANTOS RECURSOS TÉCNICOS ESCOLHEM UMA POSIÇÃO PARA JOGAR ONDE ELE CRÊ QUE O RISCO EM ARRISCAR E AS RESPONSABILIDADES SEJAM MENOR.

PERCEBO QUE O MEU JOVEM ATLETA MENOS DOTADO PRECISA MUITO ALTERAR ESSA POSTURA MEDROSA E ACOMODADA.

A QUE DEVE-SE ESSA CONDUTA TEMERÁRIA ???

MUITOS MOTIVOS ONDE ELE JULGOU-SE INCAPAZ. DESDE A EDUCAÇÃO FAMILIAR, A CONVIVENCIA ENTRE OS PAIS ATÉ O ACOMODO DOS TREINADORES.

COMO PODEMOS AJUDAR NOSSA CRIANCA A ROMPER ESSE TEMOR. ESSA EVIDENTE FALTA DE CONFIANÇA EM SUAS POSSIBILIDADES ?

A RESPOSTA É A SEGUINTE. O TREINADOR NECESSITA INCENTIVAR ESSES RECURSOS INDIVIDUAIS E FAZER O NOSSO JOVEM TÍMIDO ATLETA CRER.

" CRER. CRER. CRER "

"O DRIBLE. O DRIBLE. O DRIBLE TEM MAGIA PARA AS CRIANÇAS. ELE TEM O ÚNICO PODER PARA SUBSTITUIR O TEMOR PELA AUTO-CONFIANÇA".

AÍ VOCE TREINADOR JOGA NO ATAQUE COM SUAS PALAVRAS DE INCENTIVO. " VENHA VOCE É CAPAZ. VOCE SABE. VOCE PODE. ESCUTE. DE UM GESTO NO DRIBLE VOCE PODE CRIAR DOIS DRIBLES MAIS. PENSE. IMAGINE QUAL PODE SER AS REAÇÕES DO CONTRARIIO AO VOCE GAROTO TENTAR UM DRIBLE. ADIVINHE O QUE O OPONENTE ESTÁ PENSANDO NESSE DESAFIO. ILUDA-O. ENGANE-O PARA QUE LADO VOCE VAI ESCAPAR. VOCE MENINO QUANDO SUA EQUIPE ATACA OU VOCE TEM A POSSE DA BOLA VOCE JA NÃO É DEFENSOR É UM ATACANTE ".

ASSIM O NOSSO MENOS DOTADO VAI DESCOBRINDO QUE ELE TAMBÉM PODE SER TÃO BOM QUANTO OS MELHORES.

"AHHH. AHHHHH.
O DRIBLE TEM MAGIA."

VEJAM A BELEZA DOS GOLS DO MAGNUS NESSE JOGO CONTRA O BLUMENAU. GRANDE PARTIDA MAGNUS.

ESSA SEM DÚVIDA SERA A MELHOR LIGA BRASILEIRA DE TODAS NO BRASIL.

PARTE SEXTA

PARA O NOSSO ATLETA EM FORMAÇÃO MOVIMENTAR SEM BOLA ADQUIRE UM VALOR EXTRAORDINÁRIO.

AQUELES MELHORES DOTADOS A COMPREENSÃO DO ESTAR EM MOVIMENTO SEM TOCAR NA BOLA É BEM MAIS TRABALHOSA E MUITAS VEZES NÃO ACEITA.

NO CASO DOS MENOS DOTADO EM GERAL ISSO NAO OCORRE, O QUE FACILITA A COMPREENSAO E EVOLUÇÃO DO JOGO COLETIVO DESSA CRIANÇA MENOS DOTADA.

ELE COM SUA MOBILIDADE CONTAGIA E OFERECE A SEUS COLEGAS ESPAÇOS. O GESTO DO CORPO PARA UTILIZAR O DESMARQUE NAS DIAGONAIS, PARALELAS, PIQUE-FALSO ENTRE OUTROS É ABSORVIDO E TODO ESSES CONHECIMENTOS VAO SENDO ACRESCENTADOS.

O PERFEITO EQUILIBRIO ENTRE O INDIVIDUAL E O COLETIVO VAI SE TORNANDO REALIDADE.

AMANHA FINALIZAREMOS COM ESTE IMPORTANTE TEMA.

APESAR DE PERDEREM O JOGO AGRADOU-ME MUITO O TRES UM DA EQUIPE DO CARLOS BARBOSA. OBSERVEM O VIDEO E A VELOCIDADE E VARIEDADE DE MOVIMENTOS SEM BOLA.

O PATO CONSEGUIU SER MAIS EFICIENTE NAS CONCLUSOES O QUE TAMBÉM TEM OVSEU MÉRITO.

PARTE SETIMA - FINAL

NOSSO EX MENOS DOTADO COMEÇA A CRESCER TAMBEM NO ASPECTO INDIVIDUAL

FORTALECEU-SE NAS INÚMERAS DIFICULDADES QUE TEVE DE SUPERAR E SUA MATURIDADE DIANTE DE TANTOS DESAFIOS SUPERADOS PASSA A SER REFERENCIA PARA AQUELES QUE A UM ANO ATRÁS NAO APRECIAVAM JOGAR COM ELE.

ELE CONSEGUIU ESTAR ENTRE OS MELHORES.

AGORA VOCES IRÃO ME PERGUNTAR DE QUE ATLETA EU ESTOU FALANDO OU QUAL FOI O MOTIVADOR DESTES VARIOS COMENTÁRIOS ??

DESDE 1981 SE EU TRABALHEI CREIO APENAS COM 3 ATLETAS QUE QUANDO JOVENS ERAM OS MAIS DOTADOS FOI MUITO. ENTRE ESSES TRES O MAIS PREPARADO FOI SEM DUVIDA RICARDINHO. RICARDINHO TEVE SORTE. APARECEU EM SEU CAMINHO CAROLINA E O ZEGO NO MOMENTO CERTO. CONTUDO ELE RICARDINHO NAO FOI O MODELO DESTES BREVES COMENTARIOS POIS O RICARDINHO DESDE JOVEM JA APRESENTAVA QUALIDADES INCOMUNS PARA SUA IDADE.

OS MODELOS EU DIRIA FORAM INCONTÁVEIS JOVENS QUE TIVE DE EMPENHAR-ME COM TODA DEDICAÇÃO. INUMEROS. CENTENAS DELES. AJUDEI-OS A QUE FOSSEM CAPAZES DE CONSTRUIR SUAS BRILHANTES FUTURAS TRAJETÓRIAS. FOI UMA DECISÃO MINHA PESSOAL DE QUERER ESTAR COM ELES.

DÉCADA DE 80, DE 90, DE 2000, DE 10 E AGORA SERÁ A DE 20.

FINALIZANDO AQUI ALGUNS PODERÃO PERGUNTAR: " MAS AFINAL QUAIS OS GRANDES SEGREDOS SEUS EM FORMAR ATLETAS DE ALTA QUALIDADE " ???

MINHA RESPOSTA :

" EU CHEGAVA A UMA CIDADE AINDA QUE FOSSE PEQUENA COMO JAEN OU TOLEDO OU PONTA PORÃ OU SANTOS ENTRE OUTRAS E A UM DETERMINADO CLUBE E PENSAVA COMIGO ASSIM:

AQUI CHEGUEI. DEUS COLOCOU-ME AQUI, AQUI VOU VIVER. ESTES GAROTOS OU ADOLESCENTES OU ADULTOS DESTA CIDADE SÃO A MINHA EQUIPE. ELES SAO OS MEUS JOGADORES. COM ELES FICAREI. COM ELES ESTAREI DIARIAMENTE. COM ELES VENCEREMOS OS DESAFIOS QUE VIRAO. SEMPRE COM ELES.
JAMAIS SEM ELES. JAMAIS".

Categories Other Futsal Concepts