0
O SPARTAK DE MOSCOU
 

Futsal Concept Explanation
by Coach Zego

O SPARTAK DE MOSCOU

O TEMPO NOS FAZ ESQUECER OS NOMES DAS PESSOAS.

EM UMA DAS ULTIMAS VIAGENS QUE FIZ PELA FIFUSA JÁ DETERIORADA COM A SAÍDA DO BRASIL E O ENFRAQUECIMENTO DA FEDERAÇÃO ESPANHOLA DE FUTBOL SALA FILIADA A FIFUSA VISITEI NOVAMENTE A RUSSIA.

EM UMA NOITE DE MUITO FRIO NOS ULTIMOS DIAS DE NOVEMBRO, CHEGUEI A MOSCOU EM UMA VIAGEM DESDE MADRID COM ESCALA EM ROMA.

ERA NOVEMBRO E BORIS, MAXIMO DIRIGENTE, ESPEROU-ME NO AEROPORTO REPLETO, APINHADO DE GENTE.

UNS DIAS DEPOIS FUI HOSPEDADO POR UMA SIMPÁTICA FAMÍLIA ( A MEMÓRIA ME FAZ ESQUECER INFELIZMENTE SEUS NOMES ) CUJO TREINADOR TRABALHAVA PARA O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE SALAO DO SPARTAK, CLUBE FAMOSO DE FUTEBOL E O MAIS POPULAR DE TODA RUSSIA. AO CHEGAR NO PRIMEIRO DIA DE HOSPEDAGEM NO LAR DO TREINADOR DO SPARTAK PRESENTEEI UM TABLET GRANDE DE CHOCOLATE AO FILHO QUE IMEDIATAMENTE PARA MINHA ESTRANHEZA REPASSOU A SUA MÃE. DITO TABLETE DUROU VÁRIOS DIAS POIS NA JANTA CADA NOITE, CADA QUADRADINHO DE CHOCOLATE ERAM DADOS E DIVIDIDOS ENTRE TODOS DA FAMÍLIA INCLUINDO A MIM.

NESSA VIAGEM TAMBEM LEVARAM-ME A KISHNEV NA MOLDAVIA E A MINSK NA BELORUSSIA.

NO ENTANTO A MAIORIA DOS DIAS PERMANECI EM MOSCOU E ACOMPANHEI TODOS OS DIAS TREINANDO O SPARTAK.

A PRÁTICA ERA UMA VEZ AO DIA E HAVIA UMA JUVENTUDE DE ATLETAS DE UM NÍVEL BEM RAZOÁVEL. ESSES ATLETAS NO ENTANTO FORAM FORMADOS EM UM AMBIENTE ONDE HAVIA POUCA LIBERDADE DE DECISOES DURANTE TREINOS E JOGOS.

TODOS TREINADORES VIERAM DE UM REGIME ONDE A DISCIPLINA, AS VEZES MUITO RÍGIDA ERA TAMBÉM LEVADA AOS ESPORTES EM GERAL.

COMO BRASILEIRO UMA PARTE DAS DECISOES DENTRO DE UM JOGO CABE AOS ATLETAS E OUTRA PARTE AOS TREINADORES. DECIDIR QUANDO DRIBLAR CITANDO UM EXEMPLO CABE APENAS E TÃO SOMENTE ESSA DECISÃO AO ATLETA. A RESPONSABILIDADE É TOTAL DELE.

FORAM BONS TREINOS E ESTIVE EM CASA DE UMA FAMÍLIA MARAVILHOSA. PARTICIPAMOS TAMBÉM O SPARTAK DE UM TORNEIO EM KANAKOBO, UMA PEQUENA CIDADE NAO MUITO DISTANTE DE MOSCOU. CREIO FOMOS CAMPEÕES.

NAQUELA ÉPOCA UNS POUCOS DOLARES ERA MUITO DINHEIRO NA RUSSIA ONDE A ECONOMIA DE MERCADO HAVIA RECEM CHEGADO. NO ULTIMO DIA DE MINHA ESTADIA CONVIDEI OS RAPAZES ATLETAS JUNTAMENTE COM TREINADORES PARA COMER ALGO ANTES DE VOLTAR A ESPANHA. JA DENTRO DESSE BAR QUE NÃO TINHA CARA DE BAR PERGUNTARAM-ME ALGO QUE SURPREENDEU-ME:

"É COMUM ISSO NO BRASIL CONVIDAR OS ATLETAS PARA CONVERSAR E COMER ALGO ?"

RESPONDI QUE SIM, QUE OCORRIA ISSO COM CERTA FREQUENCIA NO BRASIL E TAMBÉM NA ESPANHA.

FORAM SEMANAS INTERESSANTES E ATÉ AGORA GUARDO COM CARINHO UMA CAMISA DO SPARTAK DAQUELE ANO QUE ESTIVE NA RUSSIA.

LEMBRO-ME TAMBÉM QUE BORIS PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO FICOU UM POUCO IRRITADO E CENSUROU-ME AO SABER QUE HAVIA ENTRADO EM UMA PEQUENA IGREJINHA ORTODOXA NA PRAÇA VERMELHA. MEUS AMIGOS TREINADORES DO SPARTAK AGUARDARAM-ME FORA SURPRESOS.
ELE BORIS COMUNISTA ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA E ATEU CONVICTO, COM UM TOM DE VOZ ALGO RECRIMINATÓRIA DISSE-ME: " VOCÊ É CATÓLICO. " PARA BORIS PERCEBI QUE ORTODOXO E CATÓLICO SIGNIFICAVAM A MESMA COISA. RESPONDI ENTÃO: " TENTO SER CRISTÃO BORIS MAS CREIA-ME NÃO É FÁCIL SER UM BOM CRISTÃO ". BORIS OUVIU E NADA DISSE. ERAM TEMPOS DE GRANDES NOVIDADES E MUDANÇAS NA RUSSIA.

SAUDADES DO SPARTAK E DE MOSCOU TAMBÉM.


Categories Other Futsal Concepts