A QUADRA DO DEMOCRÁTICO É PEQUENA. É AÍ QUE O UTILIZAR AMBAS PERNAS COM QUALIDADE MARCA A DIFERENÇA. O ATLETA BRASILEIRO DE FUTSAL ESTÁ PERDENDO ESSA DESTREZA QUE OUTRORA POSSUÍA. OUTRO ARGUMENTO QUE NECESSITAMOS COMO TREINADORES RECUPERAR SÃO AS DESMARCAÇOES EM ESPAÇOS REDUZIDOS. PARA TAL TEMOS DURANTE O TREINAMENTO DE NÃO PENSARMOS EM POSICIONAMENTOS RÍGIDOS NO ATAQUE. FAZER NOSSOS JOGADORES PREENCHEREM TODOS ESPAÇOS QUE A QUADRA OFERECE.
"EU QUANDO ATLETA NAO PUDE INTRODUZIR A IDÉIA DE ESTABELECER UM JOGO OFENSIVO SEM POSIÇÕES PRÉ-ESTABELECIDAS POIS ESSAS POSIÇÕES DIGAMOS DEFINIDAS, ERA PENSAMENTO ÚNICO GERAL. COMO TREINADOR NO ENTANTO PUDE SIM COLOCAR EM PRÁTICA ESSES PRINCÍPIOS. É NA BASE, DESDE JOVEM QUE PODEMOS ABRIR ESSA PERSPECTIVA ONDE A LIBERDADE DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS, O APERFEIÇOAMENTO DOS FUNDAMENTOS MESCLADOS COM O ENTENDIMENTO COLETIVO CONSTITUEM OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA ABRIR A CABEÇA DAS CRIANÇAS PARA MAIS ALTERNATIVAS OFENSIVAS."
"ESTA SEMANA CONVERSEI COM O RICARDINHO. ELE FOI O ATLETA MAIS BRILHANTE FORMADO DE ACORDO COM ESSES PRINCÍPIOS ONDE O DOMÍNIO DE TODOS SETORES DO RETÂNGULO DE JOGO SAO APRIMORADOS DIARIAMENTE. ELE CONSEGUIA AO MESMO TEMPO SER BEQUE, ALA E PIVOT QUANDO A NOSSA EQUIPE DESENHAVA O JOGO OFENSIVO."